Intuito é salvar milhares de animais de uma vida de sofrimento nas ruas e fazer com que a iniciativa se torne uma rotina durante o ano todo
Você já ouviu falar do Dia Mundial da Castração? Essa é uma campanha que há 23 anos é promovida por ONGs de proteção animal em todo o mundo, com o intuito de acabar com o abandono e sofrimento de animais nas ruas. Atualmente, ela ocorre em cerca de 60 países.
No Brasil, a campanha, chamada de “Castrar é um ato de amor”, é liderada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal), maior rede da causa no país, com mais de 120 entidades afiliadas em diversos estados brasileiros. A data é sempre a última terça-feira do mês de fevereiro, que neste ano corresponde ao dia 28. No entanto, a iniciativa reúne um conjunto de práticas que se estendem por todo o mês.
No Brasil, milhões de cães e gatos vivem nas ruas. Esses animais sofrem diariamente, passando fome, sede e padecendo de doenças não tratadas. Essa situação permite que eles se reproduzam indiscriminadamente e aumenta ainda mais o número de animais nas ruas.
As estimativas são alarmantes: apenas uma cadela não castrada e seus filhotes podem gerar cerca de 67 mil outros animais em um período de seis anos. Em sete anos, uma gata não castrada e seus filhotes podem gerar cerca de 370 mil filhotes. A melhor forma de evitar que mais animais sejam abandonados e procriem de forma descontrolada é a castração, também chamada de cirurgia de esterilização.
O Dia Mundial da Castração se dedica a promover essa conscientização e também é um grande impulso para que mais ações sejam feitas e mais animais sejam salvos, durante todo o ano. É um ato global do movimento de proteção animal que chama a atenção da sociedade para a importância de ações de controle populacional. Confira como participar abaixo.
Ajude a conscientizar
Embora o controle populacional por meio da castração seja um procedimento simples, efetivo e seguro, muitas vezes ele não é feito por crenças errôneas sobre a castração.
Para desmistificar esses preconceitos, o Fórum Animal preparou uma campanha sobre os mitos e crenças negativas mais comuns sobre a castração. Acesse a página da campanha “Castrar é um ato de amor” e compartilhe com todos seus amigos nas redes sociais, por e-mail e whatsapp.
Como Ajudar
Neste período, graças às doações feitas pela população, as entidades de proteção animal afiliadas ao Fórum Animal realizam mutirões de castração e também ações educativas de conscientização sobre a importância de se prevenir o abandono e garantir saúde e bem-estar aos animais. Para fazer uma doação, acesse aqui.