(da Redação)
Ornitólogos norte-americanos explicaram que a morte de milhares de aves na noite de ano novo, no Arkansas, EUA, é resultado do choque das aves com as casas, ao fugirem das árvores assustadas, em voo baixo, devido aos fogos de artifício.
Os cinco mil pássaros, em sua maioria turpiais e estorninhos, de pequeno porte, morreram ao se chocarem contra os prédios e carros.
Os cientistas explicaram que são aves que não voam à noite e dormem abrigadas, em grupo. Além do mais, as condições climáticas naquela noite eram más, com fraca visibilidade e muito vento. Assim, assustados, os pássaros fugiram desnorteados e em voo baixo, o que os levou contra as edificações.
Habitantes da cidade de Beebe, no Arkansas, testemunharam o sucedido. “Ouvimos petardos e um minuto depois ouvimos os pássaros a bater contras as janelas”, recordou um dos populares ouvidos pela Audubon Society, a autoridade máxima ornitológica dos EUA.
Nota da Redação: Mais um triste exemplo dos terríveis efeitos do barulho provocado pelos fogos. É preciso consciência nas comemorações. Esse tipo de barulho é sinônimo de neurose e não de alegria. Cinco mil aves morreram de susto. Um absurdo!