Uma foca-anelada, uma espécie rara que vive no Ártico, foi encontrada ferida em Aberdeen, na Escócia. A espécie só foi vista no Reino Unido 30 vezes no último século e é considerada por especialistas atípica no litoral escocês. Batizada carinhosamente de Hispi, ela foi encontrada quando tinha apenas seis meses de vida e estava letárgica e cheia de lacerações no mês de agosto.
Ela foi levada para um centro de reabilitação da vida selvagem e após um longo período de tratamento pegou um voo até Shetland para ser devolvida ao mar. “Estamos muito satisfeitos por poder libertar Hispi de volta à natureza, que é o lugar ao qual ela pertence. Não temos certeza como ela chegou à costa de Aberdeen, ela pode ter se separado da sua mãe”, disse um porta voz do centro.
E completa: “Embora ele tivesse apenas de seis a oito semanas de idade quando veio aos nossos cuidados, ele se recuperou bem dos ferimentos e começou a engordar rapidamente. Nossa equipe providenciou para que ele voasse para Shetland para que pudesse ser libertado do ponto mais ao norte da Escócia e ter a melhor chance possível de voltar para casa, onde pertence”.
E acrescentou ainda que “a equipe do centro fez um trabalho fantástico, reabilitando-o e preparando-o para a vida na selva. Não poderíamos estar mais felizes com a forma como foi o lançamento. Ele não demorou muito e foi ótimo vê-lo de volta ao seu habitat natural e começando sua jornada para casa. É sempre uma sensação incrível ver um animal de quem cuidamos ser solto com sucesso”, finalizou.
Antes de sua libertação no sábado, Hispi passou a noite no Santuário de Vida Selvagem de Hillswick.