No último dia 20 de setembro, o fotógrafo John Boyle registrou durante suas férias a imagem de uma foca usando óculos de mergulho ao redor do pescoço. O animal estava à beira mar da praia de Horsey, em Norfolk, na Inglaterra, e a imagem que a princípio causa surpresa, também revela a realidade da poluição marinha.
Segundo John, ele havia levado as netas para verem as focas que vem a terra quando vão dar a luz, e ficou chocado ao ver o animal com os óculos de mergulho ao redor do pescoço. Em entrevista ao DailyMail, John Boyle diz que embora parecesse divertido no começo, a situação na verdade era perigosa, pois os óculos podem causar problemas se ficarem presos desta forma ao animal. O fotógrafo diz que isso o entristeceu e que a situação mostra o impacto do plástico na vida marinha.
Essa não foi a primeira vez que uma foca foi vista com algo feito de plástico preso ao seu pescoço, em Horsey Beach. Dois anos atrás o Mail já havia noticiado um caso parecido, quando uma foca teve o pescoço cortado por uma rede marítima, e mais outros animais foram avistados em situações iguais com redes de pesca e discos de plástico presos ao seu corpo.
A DEFRA, um departamento do governo do Reino Unido responsável pelo meio ambiente, agricultura e assuntos rurais, deu apoio à campanha ‘Give Seals Space’, da The Seal Alliance alertando as pessoas sobre a poluição do mar e para que evitem as focas na praia. O Reino Unido possui hoje 38% da população de focas no mundo.