Um total de 185 espécies de aves pertencentes a 47 famílias. Este é o saldo de uma pesquisa realizada na Floresta Nacional (Flona) Contendas do Sincorá, unidade de conservação (UC) com 11.034 hectares e localizada entre a porção Norte do planalto Sul baiano (Planalto de Maracás) e a porção Centro-sul da Chapada Diamantina, na Bahia. O estudo foi elaborado por Marco Antonio de Freitas e Osmar Barreto Borges, analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para Marco Antonio, o objetivo principal da pesquisa foi realizar uma amostragem da diversidade de aves da unidade de conservação e contribuir com o conhecimento das aves do bioma Caatinga. “Neste trabalho também destacamos as espécies raras e ameaçadas, além das espécies que são utilizadas como caça nos arredores da floresta, mostrando as reais ameaças que elas correm”, afirma.
“Hoje em dia a simples listagem de aves de uma determinada área já é de grande importância porque serve de parâmetro comparativo com outras unidades e outras áreas importantes de conservação de aves. Com esta listagem e conhecimento prévio podemos ter novas pesquisas com as espécies listadas, além de auxiliar o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) de algumas espécies ameaçadas”, conclui Marco Antonio.
Fonte: EPTV