Denúncia anônima no começo da tarde de ontem (28) para o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) indicou que em uma residência, na passagem Maria Helena com a passagem Mariana, bairro de Souza, em Belém, eram criados animais silvestres. Quando os policiais chegaram ao local encontraram dez jabutis, sendo um deles o jabuti canastra que está em extinção; dois curiós, um canário, dois passarinhos bigode e um trinca ferro, que também está em extinção.
“Todos esses animais apresentam sinais de maus-tratos, principalmente os passarinhos. As gaiolas estão imundas, como se há meses não fossem limpas. As vasilhas de água também estão muito sujas. Isso caracteriza maus-tratos”, contou o subtenente Tovany, que comandou a operação.
O criador foi conduzido à Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e autuado em flagrante por manter animais silvestres em cativeiro, crime previsto no artigo 29 da lei de crimes ambientais. “Ele vai responder em liberdade, mas esse crime prevê detenção de seis meses a um ano. Quanto aos animais, vamos encaminhá-los ao Ibama”, explicou o delegado Marco Lemos.
Com informações do Diário do Pará
Nota da Redação: Espera-se que esses animais recebam um tratamento digno no Ibama, e que, assim que estiverem recuperados, sejam reintroduzidos em um ambiente natural seguro para sua sobrevivência.