EnglishEspañolPortuguês

Fiscais do Ibama-GO flagram depósito de carne de tartaruga e de jacaré

7 de julho de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Projeto Quelônios da Amazônia

Nesta segunda-feira (4) foi flagrado por fiscais do Ibama-GO, técnicos do Projeto Quelônios da Amazônia e policias militares ambientais, no Parque das Laranjeiras (Goiânia-GO), um bar que possuía em seu depósito carne de jacaré e tartaruga. O estabelecimento foi autuado pela infração ambiental e multado em R$ 10.000,00.

Segundo a lei n° 9.605/98 é crime ter em depósito espécimes de fauna silvestre, bem como produtos e objetos dela oriundos sem licença do órgão ambiental.

Os fiscais do Ibama-GO levantaram que grande parte da carne de tartaruga consumida em Goiás tem origem no noroeste do estado, no rio Araguaia e seus afluentes.  Com recursos financeiros já garantidos a Coordenação de Operações/Supes-GO pretende no 2° semestre de 2011 intensificar ações de fiscalização referentes a esse tipo de infração, tendo como base o Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA), da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (DIPRO).

Os agentes do Ibama-GO em conjunto com os técnicos do Projeto Quelônios da Amazônia pretendem realizar ao menos três ações de fiscalização nos tabuleiros (locais de desova) das tartarugas no noroeste goiano, visando a proteção das tartarugas-da-amazônia, espécie constante no anexo da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES).

Você viu?

Ir para o topo