EnglishEspañolPortuguês

DEVASTAÇÃO DA FAUNA

Fiscais apreendem 80 boias para captura de tartarugas em rios da região do Cantão (TO)

18 de janeiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Divulgação/Naturatins

Ações para coibir a pesca foram realizadas no Parque Estadual do Cantão (PEC) e equipes de fiscalização conseguiram apreender 80 boias para captura de quelônios, que é um tipo de tartaruga da região amazônica, além de mais de mil metros de redes nos rios.

As apreensões foram feitas por fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que estiveram na região entre sexta-feira (13) e terça-feira (17). Eles percorreram os rios Coco, Araguaia e Preto, além dos lagos do Casé, Seco do Caboclo, dos Crentes, Ferrugem e das Pacas.

Nos locais não havia nenhum responsável pelas armadilhas para autuação, já que geralmente os caçadores às deixam nos rios para a pesca para depois busca-las.

Apesar disso, as equipes abordaram embarcações para verificar a documentação dos ocupantes e dar orientações sobre o período da piracema, que está em vigor até o dia 28 de fevereiro. Até a data, somente é permitida a pesca de subsistência, segundo portaria do Naturatins.

A fiscalização tem ocorrido com frequência na região, mas mesmo assim as apreensões são recorrentes, conforme explica o supervisor do parque, Adailton Glória. “Infelizmente, em todas as operações não temos recolhido menos do que mil metros de redes, usadas em pesca ilegal, mas seguimos no trabalho, tanto de educação ambiental quanto de coibição de ilícitos ambientais”, disse.

Entre os dias 27 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro, 1,4 mil metros de rede também foram recolhidos nos rios que passam pelo parque.

O Naturatins disponibiliza o canal Linha Verde para denúncia de crime ambiental, com atendimento de segunda a sexta-feira, durante expediente do serviço público estadual do Tocantins, por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem pelo Verde Whatsapp (63) 99106-7787, e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto (www.naturatins.to.gov.br).

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo