EnglishEspañolPortuguês

ELETROCUTADOS

Fio da rede elétrica cai em pasto e mata 10 búfalos em cidade do Paraná

3 de março de 2022
Thayanne Magalhães l Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Izabella Laufer/Rádio TV Guará

Dez búfalos morreram eletrocutados no último sábado (26/02) no município de Guaraqueçaba (PR). Os animais teriam sofrido descarga elétrica de um fio de média tensão que caiu no pasto onde os animais estavam.

Moradores da cidade relataram ter ouvido um forte estouro por volta das 13h, próximo ao rio Guaraqueçaba. Uma equipe da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi acionada para verificar a rede de energia.

Ao chegar ao local, a equipe constatou que havia um cabo de transmissão de energia de média tensão (de cerca de 19 mil volts) caído no chão e os dez búfalos mortos ao redor.

Segundo a Copel, por conta das chuvas e alagamentos que ocorreram durante a última semana na região, alguns postes que ficam em meio à mata cederam e saíram da posição correta. Isso teria feito com que um dos cabos ficasse próximo ao solo, causando o acidente.

Em entrevista à Rádio TV Guará, a responsável dos búfalos, Arzeli Sebold Reded, declarou que o incidente gerou um prejuízo de cerca de R$ 60 mil. A Copel informou que está em negociação com a produtora, para que ela receba uma compensação pela morte dos animais.

De acordo com Arzeli, seu marido também poderia ter sido atingido no acidente. “Poderia ter sido Oseias a receber a carga elétrica, pois está sempre ali cuidando dos animais, mas não tem o costume de ficar olhando a linha elétrica. Graças a Deus ninguém se machucou”, relata.

Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal confinado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

 

Você viu?

Ir para o topo