O documentário sobre um chimpanzé criado como um ser humano foi um dos grandes sucessos da edição deste ano do festival de cinema independente de Sundance, nos Estados Unidos.
O filme – chamado Project Nim, ou “Projeto Nim” em português – conta a história de um macaco que foi ensinado durante toda a sua vida a se comunicar por meio da linguagem de sinais.
Ele nasceu em 1973 e foi tirado de sua mãe logo depois de nascer. O chimpanzé foi então amamentado por uma mulher e criado como um ser humano. Com cinco anos de idade, o seu “vocabulário” já tinha mais de 120 palavras.
Project Nim foi dirigido pelo britânico James Marsh. O cineasta diz que fazer o filme modificou a sua maneira de ver a inteligência e a sensibilidade dos animais.
O diretor nega que o filme tenha uma pauta específica, mas espera que seu documentário possa propor uma atitude mais respeitosa em relação aos animais.
Assista ao trailer do filme:
Fonte: BBC Brasil
Nota da Redação: É uma grande brutalidade retirar um animal da natureza, afastando-o de sua família e de sua casa. Ao se apropriar da vida de um outro ser, o humano perde a dignidade, ficando desprovido justamente da virtude que o torna humano: a capacidade de utilizar a inteligência e a sensibilidade para construir um mundo mais harmonioso, junto à natureza. Esse documentário é um retrato triste do quanto abandonamos nossa natureza humana, em todas as suas boas potencialidades, para virarmos uma sombra do que um dia foi um projeto de existência digna.