EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de lobo-marinho são vistos descansando no litoral catarinense

5 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Filhote de lobo-marinho foi flagrado descansando no domingo na Praia de Itapirubá (Foto: Julio Cesar Vicente/AGTA)
Filhote de lobo-marinho foi flagrado descansando no domingo na Praia de Itapirubá (Foto: Julio Cesar Vicente/AGTA)

Dois lobos-marinhos foram vistos descansando na praia de Itapirubá, em Imbituba, no litoral Sul catarinense, no último fim de semana. O guia Júlio César Vicente, que trabalha há 13 anos com observação de animais na região, diz que encontrou um no sábado (1) e outro no domingo (2). “Pensei que fosse o mesmo, mas vi pela pelagem que eram diferentes”, conta.
Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, os lobos-marinhos estão sendo vistos com mais frequência no litoral catarinense nesta temporada – é mais comum a aparição no Rio Grande do Sul. “Neste ano têm aparecido mais lobos-marinhos em função de características climáticas. Eles procuram as praias para descansar, mesmo”, diz Karina.
Já é o quarto lobo-marinho que Júlio encontra em menos de 15 dias. “Eles habitam mais o Uruguai, costumam ficar em ilhas e costões”, conta Júlio, que recentemente encontrou outros lobos-marinhos na região de Laguna. “Esse é o período reprodutivo deles. Quando vêm para a praia é porque estão estressados.”
O lobo-marinho encontrado no domingo era um filhote e tinha menos de 1 metro de comprimento, segundo o guia. Quando adultos, eles podem dobrar de tamanho. “Os que encontrei em Laguna rosnavam, estavam bem estressados. Eles são carnívoros, têm os dentes afiados e podem morder se forem incomodados”, diz Júlio.
Por isso, é importante que as pessoas mantenham a distância quando se depararem com um exemplar. Eles não devem ser retirados da praia, mas precisam ser protegidos de ataques de outros animais e mesmo da curiosidade dos visitantes.
“Se estiverem machucados, é preciso acionar a Polícia Militar Ambiental e também nos avisar”, diz diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.
Ainda no sábado, um outro lobo-marinho foi visto na praia de Campo Bom. O animal parou pra descansar na areia e chamou a atenção dos moradores. Ao voltar para a água, ele acabou ficando preso em uma rede de pesca. Depois de ser ajudado por moradores, o lobo-marinho voltou para o mar.
Baleias apareceram mortas
Também no fim de semana, duas baleias foram encontradas mortas no Litoral Sul catarinense. No sábado, uma jubarte de cerca de 8 metros de comprimento encalhou em uma praia de Jaguaruna. Há suspeita de que ela tenha morrido ao ficar presa em uma rede de pesca.
No domingo, um filhote de baleia franca apareceu morto na Praia do Rosa, em Imbituba. A fêmea de mais de 5 metros de comprimento teria morrido depois de colidir com uma embarcação. As duas carcaças já foram periciadas e enterradas, segundo Karina Groch.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo