EnglishEspañolPortuguês

EXTINÇÃO

Filhotes de rinocerontes-de-java nascem no último refúgio da espécie

25 de agosto de 2021
Basten Gokkon (Mongabay) | Traduzido por Cibele Garcia
3 min. de leitura
A-
A+

A Indonésia relatou o avistamento de dois novos filhotes de rinocerontes-de-java em diferentes ocasiões, em abril e junho.

Os novos filhotes aumentaram as esperanças de crescimento populacional estável para a espécie quase extinta em seu último habitat na Terra.

Embora medidas de conservação estritas tenham ajudado a estabilizar a população, a espécie ainda enfrenta outras ameaças advindas de desastres naturais, um ressurgimento da invasão humana, e o risco de doenças contagiosas.

Foto: Indonesian Ministry of Environment and Forestry

As autoridades de conservação indonésias informaram ter avistado dois novos filhotes de rinoceronte-de-java em momentos diferentes, aumentando uma tendência de crescimento populacional estável para a espécie quase extinta.

Os filhotes, um macho e uma fêmea, foram vistos em 12 de abril e 9 de junho, respectivamente, por câmeras de monitoramento no Parque Nacional de Ujung Kulon na parte oeste da ilha indonésia, Java, o último refúgio na Terra da espécie.

A nova adição dos dois rinocerontes-de-java (Rhinoceros sondaicus) leva a população total da espécie a 75 indivíduos. Há relatos de pelo menos um rinoceronte-de-java recém-nascido a cada ano desde de 2012, segundo a Fundação Internacional de Rinoceronte (IRF).

“Eu gostaria de mostrar minha gratidão e apreço a cada uma das partes interessadas que ajudaram na conservação dos rinocerontes-de-java no Parque Nacional de Ujung Kulon, o qual é também o orgulho do mundo”, Wiratno, diretor geral de conservação no ministério do meio ambiente da Indonésia, disse em uma declaração publicada em 16 de agosto.

Funcionários estimaram a idade do filhote em 3-4 meses e o identificaram como o primeiro filhote de uma rinoceronte chamada Rimbani. A filhote fêmea, acredita-se ter 1 ano e ser o terceiro filhote de uma rinoceronte chamada Kasih.

O rinoceronte-de-java é uma das 25 espécies qualificadas pela Indonésia como uma prioridade de conservação. A caça e a invasão de humanos a seus habitats destruíram a espécie que já percorreu o norte indo ao sudeste da Ásia continental, e até ao leste da Índia. Uma década atrás, a população do rinoceronte-de-java era estimada em menos de 50 indivíduos. Os últimos da espécie fora de Java acreditavam-se estar presentes no Vietnã, mas foram declarados extintos por lá em 2010.

Foto: Divulgação

Ujung Kulon agora é o último habitat da espécie, e o governo indonésio implementou proteções rígidas e implantou patrulhas, conhecidas como unidades de proteção de rinocerontes, pelo parque. Graças a essas medidas, não foram relatadas tentativas de caça no parque em mais de 20 anos.

Ainda assim, os rinocerontes não estão necessariamente livres do perigo. Os conservacionistas apontam que o parque é ameaçado por desastres naturais que poderiam, quase instantaneamente, eliminar a população remanescente; um surto de uma doença contagiosa mortal provindo dos gados nos arredores do parque; e, mais recentemente, a retomada da captura de larvas de lagosta na natureza para a aquicultura, o que efetivamente abriu a costa de Ujung Kulon aos pescadores locais.

Essas ameaças levaram à necessidade de se achar outro habitat adequado para o estabelecimento de uma nova população de rinocerante-de-java. Embora esses planos tenham sido discutidos por anos, nenhum lugar alternativo foi escolhido, com o governo indonésio escolhendo, então, expandir o habitat utilizável dentro de Ujung Kulon.

    Você viu?

    Ir para o topo