EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de gambás são acolhidos por família gaúcha

13 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Diário de Canoas

Seis filhotes de gambá ficaram órfãos no bairro Rincão e foram socorridos por uma família na terça-feira (11) à noite. A dona de casa Mari Bárbara Gamalho, 34 anos, conta que os filhotes ainda mamavam na mãe morta. “É difícil não se sensibilizar com uma cena dessa. Então trouxemos eles para casa”, diz Mari. Um dos filhos, Guinther Guilherme Gamalho, 15, ficou cuidando dos animais. “Não conseguimos dormir, pois eles fizeram barulho. Deu um pouco de trabalho para dar comida”, afirma o jovem. Os animais foram recolhidos ontem pela manhã pela Secretaria do Meio Ambiente (Seman) e serão encaminhados ao zoológico de Sapucaia do Sul.

Detalhes do animal

Biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Luciano da Rocha Correa explica que o gambá é um animal marsupial (como o Canguru), que tem o marsúpio, bolsa ventral onde os filhotes terminam o seu desenvolvimento. Pertence a um grupo intermediário entre os mamíferos ovíparos e vivíparos. Se alimenta basicamente de frutas e ovos. O mau cheiro que ele produz vem das glândulas odoríferas e é eliminado para se defender e afastar os predadores.

Fonte: Diário de Canoas

Nota da Redação: Espera-se que os animais, após reabilitados e assim que tiverem plenas condições de sobreviver na natureza, sejam devolvidos ao seu habitat, com o devido monitoramento e suporte.

Você viu?

Ir para o topo