Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem abandonou uma caixa com cinco filhotes de cachorro em frente uma pet shop em Cobilândia, Vila Velha, na Grande Vitória, na madrugada de segunda-feira (21).
O homem deixou os filhotes por volta das 4h15 da manhã. O dono da pet shop, Carlos Henrique Fontana, contou que encontrou os animais quando chegou na segunda-feira pela manhã para trabalhar.
“Quando chegamos para trabalhar por volta das oito da manhã, que a gente abre a loja, encontramos a caixa de papelão. Quando a gente foi olhar a caixa tinha cinco cachorrinhos dentro. Fomos procurar na imagem de câmeras e vimos um carro prisma branco com um motorista careca que deixou aqui. Eram cinco e agora nós conseguimos doar e tem mais três aí. Mas já comunicamos a ONG, fizemos boletim de ocorrência, fizemos tudo que tinha pra fazer”, contou o dono da pet shop.
Dois dos cinco filhotes abandonados já foram adotados e outros três ainda esperavam para ganhar um lar.
Eles receberam os primeiros cuidados na pet shop, mas o local não tem a estrutura adequada para abrigá-los por mais tempo.
“Assim que nós pegamos a caixa, eles estavam com muito carrapato, muita pulga. Aí nós passamos os produtos de carrapato e pulga pra eles. Eles estavam com muita fome e colocamos comida. Chegaram numa situação bem destruída. Essa noite eles dormiram no nosso banho e tosa. A gente não vai deixar eles dormirem ao relento. Estamos dando os cuidados, fazendo de tudo”, comentou Carlos Henrique.
Para o advogado Flávio Fabiano por mais que os animais tenham sido abandonados em frente a uma pet shop, continua sendo crime de maus-tratos.
“Nós estamos diante deum crime contra os animais, está na leis de crimes ambientais. É um tratamento específico para os animais da fauna e da flora. Por serem cães e gatos a pena é de dois a cinco anos. Por se tratar de um crime cuja pena ultrapassa quatro anos, é inafiançável. Ainda que diante, de frente a um local de atendimento a pet, as más condições dos animais determinam ali abuso e maus-tratos contra os animais. Pode ser condenado no crime de maus-tratos”, explicou o advogado.
A Polícia Civil disse que o caso foi registrado pelo comunicante pela internet e validado, nessa segunda-feira (21), no 9º Distrito Policial de Vila Velha como crimes de introdução/abandono de animais em propriedade alheia.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil que trabalha para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados. O dono da pet shop reforça para que as pessoas tenham consciência com os animais.
“Ter um pouquinho de consciência, não vamos fazer isso não. É um ser humaninho também, vamos dizer assim. Vamos tratar com carinho, respeito, porque é uma vida. A gente que cuida dos nossos aqui , dos nossos clientes, faz parte da nossa família. Não faça isso não, é crime”, reforçou Carlos.
Veja o vídeo:
Fonte: G1