Um filhote de anta e dois filhotes de porco-do-mato foram resgatados nesta quinta-feira (24) por brigadistas durante o combate a um incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar o parque, os filhotes não estavam feridos e foram colocados em áreas menos danificadas, juntamente com os ‘pais’.
O fogo começou no último dia 18, onde os brigadistas encontraram duas novas ‘frentes’ de fogo entre a Comunidade São Jerônimo, próxima à porção sul do parque, onde o incêndio atingiu fazendas e propriedades, indo em direção para morros e unidades de conservação.
O segundo foco de incêndio foi identificado às margens da MT-351 (Estrada do manso), onde alcançou fazendas de gado, plantações de eucalipto e chácaras na região do Rio Soberbo e Rio Coxipó-Açu.
Em sobrevoo, o coordenador da Sala de Situação de Combate, Luiz Gustavo Gonçalves, pode visualizar que o fogo instalado a noroeste do parque diminuiu. Os poucos pontos de fumaça detectados naquela localidade indicam que o fogo está sendo controlado conforme planejado.
Fonte: G1