Através de uma denúncia, o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa (SP) chegou, no final da tarde da última quinta-feira, 7 de abril, a uma caixa com cinco filhotes de cachorro abandonados na estrada rural de prolongamento da Avenida Brasil, ao lado do condomínio Recanto da Fazenda.
Os animais foram recolhidos e encaminhados à Associação de Amigos dos Animais de Nova Odessa, que recebe apoio financeiro oficial para manter o canil e gatil da cidade. O caso fez com que o Setor de Zoonoses retomasse as orientações sobre guarda responsável de animais domésticos.
“Os filhotes foram encontrados por um morador da região, que estava passeando com seu cachorro. Eles foram abandonados em um espaço entre a rua e o muro, impossível de ser visto por quem passa de carro por ali”, disse a coordenadora do Setor de Zoonoses, a veterinária Paula Faciulli.
Na tarde da quinta-feira, a veterinária foi acompanhada pelo vereador Claudio Jose Schooder, que também faz parte da Associação de Amigos dos Animais. Até que o Setor de Zoonoses pudesse recolher os animais e encaminhá-los à sede da Associação, o vereador deixou ração e água no local para os animais.
Guarda responsável
Por conta de mais um abandono, a veterinária voltou a orientar a população sobre guarda responsável.
“Muitas pessoas costumam pegar cachorros e quando eles crescem, os abandonam nas ruas. Ou como o caso desta semana, que a fêmea, que não estava castrada, teve seus filhotes e eles foram abandonados em uma área de difícil acesso e que talvez eles não tivessem sido encontrados se não fosse este morador”, comentou Paula.
A veterinária lembrou que, desde 2007, a Prefeitura de Nova Odessa, através do Setor de Zoonoses, tem uma parceria com as clínicas veterinárias da cidade, que realizam cerca de 15 castrações mensais, gratuitamente. Este programa é voltado para famílias carentes da cidade.
A Prefeitura de Nova Odessa também realiza, anualmente, os mutirões de castração, quando são castrados cerca de 500 animais, entre cães e gatos, também de famílias carentes selecionadas pelo Setor de Promoção Social da Prefeitura.
Fonte: Atibaia News