EnglishEspañolPortuguês

ADOÇÃO

Filhotes abandonados dentro de saco ganham nomes inspirados na Turma da Mônica

23 de março de 2022
Thayanne Magalhães l Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Filhotes de cães abandonados participam de ensaio temático para incentivar adoção em Itapetininga (Foto: Uipa/Arquivo pessoal)

Cinco filhotes de cachorro que foram resgatados dentro de um saco em um terreno da cidade de Itapetininga (SP) ganharam um ensaio fotográfico inspirado nos personagens da Turma da Mônica, criados pelo cartunista Maurício de Sousa. A ação foi realizada pela ONG União Internacional Protetora dos Animais (Uipa).

Fernanda Nery, presidente da Uipa, disse ao G1 que as fotos foram feitas por uma voluntária e publicadas na página da ONG. Em poucos minutos, as postagens chamaram a atenção dos internautas e de pessoas interessadas em adotar os animais.

ONG faz ensaio fotográfico com filhotes de cães resgatados de saco plástico em Itapetininga (Foto: Uipa/Arquivo pessoal)

“Muitas pessoas mandaram mensagens e, logo, a Mônica, a Magali e o Cebolinha foram adotados. Resta somente fazer a triagem dos interessados em adotar o Sansão e o Floquinho. Agora eles já estão fortinhos e podem seguir para seus lares. A mãe deles, que também foi resgatada, ainda não entrou para adoção”, conta Fernanda.

De acordo com a Uipa, para adotar qualquer animal, os interessados devem fazer um pré-cadastro e passar por uma entrevista.

Durante o processo, representantes da ONG realizam uma triagem na casa do adotante para verificar se o local possui condições de abrigar um animal doméstico.

Resgate e reencontro com a mãe

Os cinco cachorrinhos foram resgatados no último dia 2 de março, depois que um casal os encontrou dentro de um saco plástico em um terreno e acionou a Uipa.

“Quando a pessoa tem bom coração, ela ajuda, se desdobra. Precisamos divulgar essas situações para que as pessoas tenham consciência de que fotos e vídeos não salvam as vidas. Os filhotes estavam em local perigoso, na beira da estrada. Se não fosse o casal, eles poderiam ter morrido”, relata a presidente da ONG.

Os filhotes, sendo duas fêmeas e três machos, que tinham de 15 a 20 dias de nascidos, foram levados para a Uipa e receberam atendimento veterinário.

Após a repercussão do caso, a Uipa recebeu denúncias de onde estava a mãe dos filhotes e de quem tinha abandonado os cachorrinhos.

“A denúncia é que a inquilina saiu da casa e deixou a mãe, que tinha dado cria. Aí o dono da casa pegou os cachorrinhos, colocou no carro dele e levou nesse local para abandonar”, relata Fernanda.

A partir disso, uma equipe da ONG foi até a casa e encontrou duas cachorras: a mãe dos filhotes e outra cadela, que está grávida. Elas também foram levadas à Uipa.

Depois de abrigar as duas cachorras e os cinco filhotes, no dia 4 de março, a ONG registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos na Polícia Civil de Itapetininga.

Você viu?

Ir para o topo