EnglishEspañolPortuguês

Filhotes abandonados aguardam adoção no CCZ de Ribeirão Preto (SP)

18 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ribeirão Preto (SP) abriga 70 cães atualmente. Desse total, 25 adultos e 13 filhotes estão prontos para adoção porque já estão castrados, vacinados e vermifugados, com exceção dos filhotes, que têm a data de castração agendada. Os outros 32 estão em preparação ou indisponíveis.

Confira galeria de fotos dos animais no Centro de Controle de Zoonoses

Entre os animais que podem ser adotados, estão oito dos 14 filhotes abandonados em uma caixa de papelão e recolhidos pelo CCZ no bairro Parque Figueiras, na quarta-feira (14). Seis deles já ganharam novos lares.

Segundo a chefe da divisão, Eliana Colucci, a suspeita é de que o abandono tenha relação com o comércio de animais. “Eles devem ser crias para ser vendidos em pet shops ou algo do tipo. A suspeita é essa porque eles são de ninhadas diferentes, cada um tem um tamanho. Não são todos da mesma família”, disse.

Abandono

Os 14 filhotes não são os únicos animais abandonados que foram recolhidos pelo CCZ. O local abriga dois de cinco cães que foram resgatados de uma casa no Jardim Palma Travassos, pela ONG Cãopaixão. Segundo a assessoria de imprensa da ONG, os donos dos cães se mudaram e deixaram os animais para trás, presos na casa.

Algumas famílias que foram retiradas de favelas de Ribeirão Preto e levadas para o Jardim Wilson Toni também abandonaram seus animais. “Recolhemos uns dez cães da região da favela do Brejo após a mudança”, conta Eliana Colucci.

O abandono de animais é crime previsto por lei e a pena por maus-tratos pode ser de três meses a um ano de detenção, além de multa. Os telefones da Delegacia de Proteção aos Animais para denúncias são o 181 ou 3610-6067.

Para adotar os animais, os interessados podem comparecer à sede do Centro de Controle de Zoonoses, na Avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), 4255, de segunda à sexta, das 7h às 17h. É preciso levar cópia do CPF, RG, comprovante de residência e assinar um termo de guarda responsável. O CCZ também promove feiras de adoção uma vez por mês.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3628-2015 e 3628-2778.

Fonte: EP Ribeirão

Você viu?

Ir para o topo