EnglishEspañolPortuguês

Filhote de urso órfão que vagava em estação de esqui é enviado para santuário

1 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

O urso Heavenly sendo tranquilizado ao ter sido encontrado ferido em estação de esqui, em Março deste ano. Foto: Lake Tahoe Wildlife Care
O urso Heavenly sendo tranquilizado ao ter sido encontrado ferido em estação de esqui, em março deste ano (Foto: Lake Tahoe Wildlife Care)

Heavenly, um filhote de urso órfão que teve dificuldades em voltar à vida selvagem, finalmente terá um lar permanente, e será em um santuário de animais em Scottsdale (EUA). O urso negro de um ano de idade foi levado recentemente de Lake Tahoe, na Califórnia, ao Southwest Wildlife Conservation Center em Scottsdale, na traseira de uma van.

O filhote havia sido encontrado fraco e sangrando, com um ferimento no ombro, no início de março deste ano, vagando pelas pistas de esqui do Resort Heavenly Mountain, ao sul de Lake Tahoe. Na ocasião, um grupo de resgate animal reabilitou-o, devolvendo-o à natureza em maio.

No entanto, uma semana após sua liberação, ele estava de volta ao resort e aproximava-se das pessoas pedindo comida, o que, segundo especialistas em vida selvagem, poderia fazer dele uma ameaça para humanos se fosse deixado solto.

Uma reportagem do Huffington Post feita na época comentava que o urso Heavenly, que se acostumou a viver na região do resort, estava “muito domesticado” para poder ser devolvido à natureza.

Heavenly vagando próximo a resort, em Março. Foto: Lake Tahoe Wildlife Care
Heavenly vagando próximo a resort, em março (Foto: Lake Tahoe Wildlife Care)

As duas opções que as autoridades americanas costumam adotar para ursos que não têm mais medo de humanos são a morte ou o encaminhamento para santuários ou zoológicos.

Barbara Anderson e Kim Carr, funcionários do santuário Southwest Wildlife, ouviram a história de Heavenly e disseram aos responsáveis por ele no Lake Tahoe Wildlife Care que iriam encontrar um lugar para Heavenly em seu santuário. “Ele tocou nossos corações”, disse Barbara.”O pobre garoto nunca teve uma chance de sobreviver na natureza, sem uma família”.

Barbara e Kim contaram que o Southwest Wildlife abriga hoje três ursos negros com idades em torno de cinco anos, que vivem juntos e provavelmente irão se dar bem com ele. Por enquanto, Heavenly ficou confinado em um recinto no qual apenas uma porção foi aberta, de modo que ele possa ver, cheirar e tocar os outros ursos, mas permanecerá separado até que os tratadores determinem se ele poderá viver com segurança junto a eles.

“A introdução face a face poderá levar tanto um mês quanto um ano ou mais, explicou Kim. “Nós não podemos prometer que eles irão viver felizes juntos, mas estamos otimistas. Mas não há razão para lançá-los todos juntos de uma vez”.

O santuário está preparando uma ação de levantamento de recursos para expandir o habitat dos ursos.

Kim afirmou que eles precisam de cerca de 25 mil dólares para pagar a estrutura necessária para manter os ursos em segurança em seus recintos.

Você viu?

Ir para o topo