Um filhote de onça jaguatirica foi encontrado nesta quinta-feira (7) em uma fazenda na zona rural de Joanésia. Segundo o soldado Jaqstone Xavier, da Polícia Militar de Meio Ambiente, o animal estava debilitado e provavelmente teria se perdido da mãe.
Ainda de acordo com o soldado, o animal, que é pouco maior que um gato, mesmo debilitado, não apresentava nenhum tipo de ferimento, mas teve que ser encaminhado ao Centro de Biodiversidade da Usipa em Ipatinga (Cebus), onde permanecerá até que chegue fase adulta. Depois, a onça jaguatirica passará para avaliação para saber se irá ser solta no habitat natural ou se irá para um zoológico.
Xavier ressalta que essa espécie está ameaçada de extinção devido ao alto valor comercial de sua pele. “Por ser um bicho de alto valor de venda no mercado, as pessoas realizam a captura para a venda”, explica.
O militar conta que na região onde foi encontrado o filhote é comum a presença de animais silvestres, mas ele alerta que é perigoso para uma pessoa que não é profissional fazer o recolhimento desse tipo de bicho. O ideal é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou com a Polícia de Meio Ambiente, pelo 198.
Fonte: G1