(da Redação)
Desnutrido, desidratado e mal conseguindo respirar, Sprog estava sendo vendido na beira de uma rodovia, quando foi encontrado.
Em setembro, um cidadão preocupado viu alguém tentando comercializar o pequeno macaco-vervet como animal doméstico, apesar de ser ilegal comprar, vender ou tutelar qualquer animal selvagem no país africano de Malawi. O bom samaritano interveio e levou Sprog até pessoas que poderiam ajudá-lo.
“Sprog estava severamente desidratado – no pior estado em que já vimos um animal nos últimos tempos”, disse Kat Stansfield, da ONG Lilongwe Wildlife Trust, ao The Dodo.
Felizmente, o pequeno foi parar em boas mãos. Um veterinário correu para dar a Sprog alguns fluidos e tentar convencê-lo a tomar leite e comer banana. Para os seus problemas respiratórios devido à desnutrição, foi dada a Sprog uma rodada de antibióticos.
“Foram dias tensos, e estando tão desidratado como estava, não sabíamos dizer se ele iria sobreviver”, disse Stansfield. “Após receber cuidados de nosso time e dos voluntários, ele reanimou-se rapidamente, e nós começamos a ver vindo à tona o animal brincalhão e vivo que havia nele!”.
Uma vez que Sprog recuperou as suas forças, ele encontrou alguns companheiros de sua espécie: Target, uma “experiente mãe adotiva”, e Bumi, um órfão que chegou ao centro de reabilitação no início deste ano e está sendo cuidado por Target.
Os resgatadores esperam que a socialização com Bumi e com outros como ele amenizem as experiências traumatizantes pelas quais passou. “Processos como esses são fundamentais para o seu desenvolvimento e seu futuro”, explicou Stanfield.
Assim que estiverem prontos, Sprog e Bumi irão se reunir a um grupo de macacos-vervet do centro de vida selvagem que serão devolvidos juntos à natureza no Parque Nacional de Kasungu.
O Lilongwe Wildlife Center, da ONG Lilongwe Wildlife Trust, é o único santuário de vida selvagem de Malawi. Atualmente, há cerca de 200 animais vivendo no local, que serão reabilitados e libertados no seu habitat assim que possível.