EnglishEspañolPortuguês

EM DESESPERO

Filhote de veado é resgatado após fugir de incêndio em fazenda no Piauí

25 de setembro de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um filhote de veado foi resgatado após um incêndio atingir uma região de mata em Baixa Grande do Ribeiro, 583 km de Teresina, no Piauí, nessa terça-feira (24). Um vídeo divulgado por funcionários de uma fazenda registrou o animal sendo resgatado muito debilitado após fugir das chamas.

Osires Vaz, gerente da fazenda, conta que ele e outras pessoas tentavam conter as chamas em uma área vizinha a fazenda quando viram o animal saindo da mata em direção à lavoura. Ele foi auxiliado e após se recuperar seguiu para outra região de mata.

“Estávamos combatendo o incêndio e ele acabou saindo. O fogo veio empurrando ele, ele acabou saindo e indo para área de lavoura. Quando a gente se aproximou dele, até para direcionar para uma área que não tinha fogo, ele saiu muito debilitado, cansado. Acabou deitando. Chegamos perto e ele acabou berrando, colocamos água na boca dele, molhou a cabeça, ele se recuperou e em seguida voltou para área de mata”, conta.

No vídeo, o animal aparece bastante debilitado, com dificuldades de ficar de pé. Minutos após ser hidratado, o veado consegue se recuperar e segue para a mata. Osires Vaz afirma que incêndios na região não acontecem com frequência, mas que nestas ocasiões sempre é possível avistar animais fugindo e passando pela fazenda.

“Sempre saem os animais, não só aqui, controlamos bem, combatemos o fogo quando tem. Sempre fiscalizando também. Mas é natural quando o fogo vem, eles saem da mata, passam pela lavoura, para ir a outra parte onde tem área de reserva, que é Cerrado novamente. Sempre que vemos colocamos eles contra o fogo, para ajudar a se salvarem”, narra.

O fogo na região foi controlado aind0a na terça-feira (24) por pessoas que estavam no local. Não foi possível identificar onde o fogo teria começado.

Portaria proíbe uso do fogo no Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Semarh, publicou a Portaria nº 134 que proíbe o uso do fogo em todas as suas formas, durante o período compreendido entre 17 de setembro a 17 de novembro de 2024, em todo o território piauiense. O período poderá ser estendido caso as condições climáticas e meteorológicas continuem desfavoráveis para o emprego do fogo.

Fonte: Cidade Verde

    Você viu?

    Ir para o topo