EnglishEspañolPortuguês

Filhote de Urutau nasce e desperta consciência ambiental

10 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Filhote do pássaro Urutau camuflado em árvore do Jd. Iolanda (Foto: Reprodução/Portal O Taboanense)

Pelo terceiro ano seguido o pássaro Urutau, considerado fantasma por lendas folclóricas, é flagrado por moradores do Jardim Iolanda, um dos bairros mais arborizados de Taboão da Serra. E agora com uma novidade, nasce seu filhote e a mãe vem alimentá-lo todas as noites.
O bairro fica ao lado de uma vasta mata que muitas vezes abriga animais selvagens e raros, como o Urutau. Os moradores do local costumam ouvir seu raro canto ao anoitecer, como se fosse um lamento.
Nilton Esteves, síndico do condomínio Rural Jardim Iolanda admira a ave e fala sobre a natureza vasta do local. “A diversidade biológica na nossa região cercada pelo Parque Tizo e a Mata da Caixa Beneficente da Polícia Militar é fantástica, se pensarmos que estamos a 20 Km da maior Cidade da América do Sul e encontramos a ave Urutau procriando no Jardim Iolanda e cervos caminhando pela Estrada Maria Aparecida Nicoletti e Rua Ângela Maria Cardoso”.
Nilton ainda faz um apelo aos políticos da cidade. “Bom seria se nossos políticos, independentemente do partido político, olhassem para o que resta de Mata Atlântica na nossa querida Taboão da Serra, ela representa menos de 0,5 % da área total do nosso Município.

Saiba mais sobre o Urutau
O nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: Guyra (ave) e taú (fantasma). Várias lendas cercam o pássaro que tem hábitos noturnos, ele também é conhecido Mãe da Lua e Ave fantasma, por não ser freqüente sua aparição e pela ave se camuflar facilmente em troncos de árvores. Ele é considerado pelos sertanejos como dotado de poderes de cura, mas sua aparição representa mau presságio.
Esse pássaro habita normalmente nas regiões norte e nordeste da Argentina, nas matas do Paraguai, no norte do Uruguai e norte do Brasil, prefere locais de clima quente e com pouca urbanização.
Fonte: Portal O Taboanense

Você viu?

Ir para o topo