EnglishEspañolPortuguês

RECUPERAÇÃO

Filhote de urso-do-sol resgatada do tráfico de animais dá primeiros passos de volta à natureza

26 de setembro de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Jakarta Animal Aid Network

Mano, uma adorável filhote de urso-do-sol resgatada do tráfico de animais silvestres da Indonésia, deu seus primeiros passos de volta à natureza após mais de um ano de reabilitação.

Mano passou a maior parte de sua jovem vida aos cuidados da parceira de resgate do IFAW, a Jakarta Animal Aid Network (JAAN), na Indonésia. Ela tinha apenas três meses quando as autoridades a encontraram dentro de um carro em Jacarta. Agindo com base em uma denúncia, a JAAN e a polícia indonésia interceptaram o negócio ilegal, impedindo que ela fosse enviada para Dubai, onde poderia ter sido vendida como animal de estimação ou confinada em um zoológico privado.

Desde o seu resgate, ela esteve sob os cuidados constantes de sua equipe dedicada, que trabalhava em turnos para vigiá-la 24 horas por dia. No início, ela precisava de leite a cada duas horas, mas, à medida que ficava mais forte, a equipe da JAAN, com o apoio do IFAW, construiu um recinto especial para ela praticar escalada e aprender a forragear por alimentos naturais, como frutas silvestres, nozes e cupins.

Eventualmente, Mano avançou para a “Escola da Floresta” da JAAN, onde passava os dias explorando as copas das árvores e descobrindo a vida selvagem. Com seus cuidadores sempre por perto, ela caminhava até nove horas por dia, percorrendo às vezes seis quilômetros pela floresta. Foi ali que ela realmente começou a prosperar, ganhando confiança, construindo seus próprios ninhos e aperfeiçoando as habilidades de sobrevivência das quais dependerá na natureza, desde forragear por insetos e frutas até encontrar água fresca.

O próximo passo na jornada de Mano rumo à liberdade foi sua transferência para um parque nacional, onde ela passará o resto da vida em liberdade. Com o apoio do IFAW, seus cuidadores montaram um recinto seguro no interior do parque e permanecerão por perto, guiando-a até o dia em que ela não retornar mais, quando Mano estará totalmente independente e reintegrada à vida selvagem.

“Há um ano, eu só poderia sonhar com o momento em que estamos agora na reabilitação da Mano”, disse a cofundadora da JAAN, Femke den Haas. “Estou tão agradecida por todo o apoio do IFAW e pelo trabalho árduo da equipe em campo para poder dar à Mano uma segunda chance na vida. Ela ainda tem uma longa vida pela frente, que deve ser vivida com felicidade, saúde e em liberdade.”

O diretor do Programa de Resgate de Vida Silvestre do IFAW, Neil Greenwood, disse que a parceria com a JAAN garante que os animais resgatados tenham uma segunda chance na vida.

“Ver Mano crescer de uma filhote assustada, vulnerável e completamente dependente de seus cuidadores para escalar as copas das árvores, construir ninhos e forragear com tanta independência é notável”, disse o Sr. Greenwood. “O futuro de Mano esteve tão perto de ser arrancado, então poder libertá-la de volta à natureza, onde esperamos que ela seja uma parte valiosa da população, é uma história de sucesso para a proteção.”

O IFAW trabalha com a JAAN há mais de uma década para desmantelar redes de tráfico de animais silvestres, treinar equipes de aplicação da lei, incluindo cães farejadores, e garantir que os animais confiscados do comércio ilegal recebam os melhores cuidados possíveis.

Traduzido de World Animal News.

    Você viu?

    Ir para o topo