EnglishEspañolPortuguês

Filhote de tubarão-tigre morre preso em rede de pesca

1 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pescadores da colônia Z13, próxima ao Forte de Copacabana, zona sul do Rio, capturaram um tubarão-tigre perto da orla, na manhã terça-feira (30).

O animal de 1,5m e cerca de 40 quilos é um filhote e foi capturado por acidente pelos pescadores, que o prenderam em uma rede, enquanto buscavam peixes na praia.

Conforme Manasi da Silva Rebouças, de 24 anos, capturou o animal na companhia do pai.

“Nós ficamos surpresos. Esse tipo de peixe é muito difícil de encontrar. A gente trabalha com pesca de rede de espera. Com certeza, o tubarão veio atrás de outros peixes para comer, mas acabou ficando preso na nossa rede e morrendo”, contou.

Segundo o biólogo marinho Ricardo Andrade, nessa época do ano, frente frias com ventos sudoeste proporcionam correntes de água mais quente e limpa, que atraem peixes oceânicos. Assim, atrás desses peixes, possivelmente, veio o tubarão. Ricardo explica ainda que não há motivo para pânico com relação a presença do tubarão na praia.

“O risco de você ser atacado por um tubarão aqui no Rio é muito pequeno. Embora esse tipo de animal seja mais comum no nordeste, não temos um histórico de ataque para nos preocuparmos”, comentou.

Segundo o especialista em tubarões Marcelo Szpilman, o tubarão-tigre é uma espécie feroz e solitária. São comuns em águas tropicais e subtropicais, encontrados em todo o mundo e comum no nordeste do Brasil.

Quando adultos, podem chegar a 7 metros de comprimento e cerca de 700 quilos.

Com informações do D24am

Você viu?

Ir para o topo