O filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), espécie ameaçada de extinção, que encalhou em Balneário Arroio do Silva, no Extremo Sul de Santa Catarina, no último sábado (07/12), não resistiu e morreu na noite de segunda-feira (09/12), por volta das 19h20. O animal estava aos cuidados do Laboratório de Zoologia da Udesc de Laguna, que tentava estabilizar o quadro.
Filhote de toninha estava sendo cuidado por equipe especializada
“Filhotes de toninhas são extremamente sensíveis e dependentes dos cuidados maternos. A ausência da mãe, combinada com o estado de saúde frágil e o estresse natural de um encalhe, tornam a sobrevivência desses animais ainda mais desafiadora, mesmo com os melhores recursos e protocolos de manejo disponíveis”, declarou o laboratório.
O animal pesava 3,8 quilos e media cerca de 70 centímetros. Uma equipe especializada, composta por médicos veterinários, biólogos e tratadores, o monitorava 24h, mas, apesar dos esforços, o estado do filhote de toninha, que já era delicado no momento do resgate, foi se agravando gradualmente, o que culminou na morte do animal.
Confira a nota do Laboratório de Zoologia
Ver essa foto no Instagram
Fonte: ND Mais