Uma nova filhote de rinoceronte-de-java foi avistada em um parque nacional na Indonésia, aumentando ainda mais as esperanças para o futuro da espécie, uma das mais ameaçadas do mundo, após dois outros avistamentos este ano.
A filhote, que se acredita ter entre três e cinco meses de idade, foi vista em imagens de armadilhas fotográficas tiradas em maio no Parque Nacional Ujung Kulon, em Java, uma descoberta tornada pública apenas na quinta-feira (12/09) pelo Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Indonésia.
A rinoceronte, que recebeu o nome Iris, foi vista caminhando com sua mãe, disse Ardi Andono, chefe do parque. “Esta é uma notícia positiva para a comunidade em geral de que o rinoceronte-de-java ainda é sustentável”, disse Ardi em entrevista à AFP.
O oficial do parque disse que Iris, o terceiro filhote identificado este ano, foi encontrada depois que as autoridades instalaram mais de 100 armadilhas fotográficas em todo o parque em fevereiro. “Sempre usamos a suposição de que todo local tem o mesmo potencial… para obter fotos dos rinocerontes”, disse Ardi.
Ele disse que mais dois filhotes foram avistados no início deste ano no parque, que é o único habitat restante para a espécie criticamente ameaçada.
Após anos de declínio populacional, as autoridades acreditam que restam 82 rinocerontes-de-java dentro do santuário de 120 mil hectares de floresta tropical exuberante e riachos de água doce.
Os rinocerontes, que possuem dobras de pele solta que lhes dão a aparência de usar uma armadura, já foram contados aos milhares em todo o Sudeste Asiático, mas foram fortemente atingidos pela caça amadora desenfreada e pela invasão humana.
Ativistas contestaram os números oficiais depois que as autoridades descobriram recentemente uma quadrilha de caçadores que alegou ter matado 26 rinocerontes desde 2018.