Um filhote de peixe-boi resgatado na semana passada na zona rural do município de Barreirinha (329,72 quilômetros) foi enviado para o Laboratório de Mamíferos Aquáticos mantido pela Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), entidade que atua em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Conforme o biólogo da Ampa, Digo Souza, o animal de dois meses está abaixo do peso e muito debilitado. O animal tem aproximadamente oito quilos. Na sua idade, o peso ideal para um filhote de peixe-boi é de 15 quilos.
O filhote macho deve ficar em observação recebendo os cuidados dos veterinários e biólogos da Ampa.
Segundo o fiscal do Ibama em Parintins, que responde por ações em Barreirinha, Joel Araújo, o filhote foi resgatado por comunitários de um local chamado Barrera do Andirá. Os ribeirinhos disseram que o peixe-boi ficou preso na rede de pesca. Eles mesmo entregaram o animal para a Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinham, que acionou o Ibama, em Parintins.
Araújo disse que é necessário ampliar a fiscalização em outros municípios da calha do baixo rio Amazonas, mas a falta de estrutura (com combustível e embarcações próprias) impedem que as ações sejam viabilizadas.
“A gente sempre tem que depender das secretarias de cada município”, disse Araújo.
Fonte: UOL