EnglishEspañolPortuguês

Filhote de peixe-boi encalha em Aracati (CE)

9 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de peixe-boi que encalhou no último domingo, 7, na praia de Retirinho, em Aracati, no Ceará, foi trazido na segunda-feira para a sede da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), em Iparana, Caucaia. Uma equipe da Aquasis havia se deslocado a Aracati para fazer o resgate. A filhote, uma fêmea de aproximadamente 10 dias de vida, mede 1,30 metro e pesa em torno de 30 quilos. Chegou bem e não apresenta ferimentos.

Filhote passa bem. (Imagem: Edimar Soares/O Povo)

De acordo com a bióloga Carol Meirelles, da Aquasis, hoje vai ser feita uma coleta de sangue da recém-nascida para exame laboratorial. O objetivo é investigar se apresenta alguma infecção. O peixe-boi é uma espécie no topo da lista de mamíferos marinhos mais ameaçados de extinção no Brasil. No domingo, quando foi localizada, ela foi levada para a casa de um pescador da comunidade de Retirinho e colocada em uma piscina montada para recebê-la.

Após a chegada da equipe da Aquasis, o filhote de peixe-boi foi levado à praia para tentativas de reintrodução dele no mar. Na manhã de segunda-feira, continuaram as tentativas. Mas como não houve sucesso, o bebê foi trazido para Iparana. Também bióloga da Aquasis, Cristine Negrão explica que, para devolvê-lo a seu habitat é preciso esperar um outro animal de maior porte surgir na região e, imediatamente, tentar reintegrá-lo.

Cristine explica ainda que o peixe-boi costuma se reproduzir em mangues e estuários, mas com a ocupação irregular destes pontos a espécie acaba procriando no mar.

Fonte: O Povo

Você viu?

Ir para o topo