EnglishEspañolPortuguês

Filhote de peixe-boi é resgatado por ribeirinhos no Pará

31 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Animal apresentava ferimentos e recebe atendimento veterinário na Ufra. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Animal apresentava ferimentos e recebe atendimento veterinário na Ufra. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)

Um filhote de peixe-boi foi encontrado por ribeirinhos na ilha das Onças, próximo a Belém (PA) no sábado (27), e já recebe cuidados veterinários.

A fêmea, que deve ter entre 18 e 24 meses de idade, foi levada para o Centro de Estudos Pesqueiros do Norte, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O animal apresentava escoriações. Ele deve ser encaminhado para o Museu Emílio Goeldi para acompanhamento.

O peixe-boi é na verdade um mamífero marinho pertencente à ordem dos Sirênios, que possui um nicho ecológico muito diversificado, utilizando-se de vegetais para sua alimentação e tendo sua distribuição relacionada a ambientes rasos de rios, estuários e mares.

No Brasil podemos encontrar duas formas do peixe-boi, uma delas é o peixe-boi marinho (Trichechus manatus), tendo sua distribuição conhecida desde a região costeira da Flórida (EUA), Grandes Antilhas, México, América Central e presente também no nordeste brasileiro. A outra forma seria o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), ocorrendo dentro do sistema fluvial do Rio Amazonas. Todas as espécies encontram-se ameaçadas de extinção.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo