O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) recebeu nesta segunda-feira (3) um filhote de peixe-boi, resgatado às margens do rio Negro. O animal foi encontrado por catraieiros nas proximidades do Porto das Balsas, Distrito de Cacau-Pirêra, município de Iranduba. O mamífero estava encalhado e deve ser órfão.
Segundo o catraieiro Elias de Lima, que encontrou o peixe-boi, o animal estava encalhado em uma praia. A fêmea tem idade estimada em no máximo um mês. O animal foi resgatado por policiais do Batalhão Ambiental e trazido de carro para a Associação dos Amigos do Peixe-Boi (AMPA).
A fêmea mede 87 cm de comprimento e pesa 11 quilos. Segundo os biólogos, o tamanho e a pele aveludada indicam que ela é quase uma recém-nascida. O animal está saudável e não tem arranhões. O peixe-boi vai se alimentar de leite enriquecido com outros nutrientes, em uma mistura desenvolvida pelo Instituto. Ele deve ficar em cativeiro por cinco anos.
No ano passado, 13 peixes-bois foram resgatados e entregues ao Inpa. Atualmente, 49 animais são mantidos nos tanques do Inpa. A bióloga do Ampa, Isabel Reis, orienta que resgatar animais silvestres, como o peixe-boi, é uma ação a ser tomada apenas em casos de risco ou ferimento.
Fonte: Portal Amazônia