EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

Filhote de onça-pintada Golias não ficará aprisionado em zoo e começará programa de reintrodução

20 de março de 2025
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

O filhote de onça-pintada Golias, encontrada ainda com o cordão umbilical e criado como animal doméstico por uma família no município de Santo Antônio do Içá (AM), está em Brasília e deverá ser entregue a um centro especializado até a sua introdução à natureza.

Segundo a Globo News, programa Em Pauta, Golias está bem nutrido, alojado adequadamente no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Distrito Federal (CetasDF), e goza de boa saúde.

Antes de ser transferido para Tefé, Manaus e Brasília, o animal era tratado como animal doméstico pela família de Santo Antônio, afastando-o de seus institutos silvestre.

Conforme informações da Globo News (ver vídeo), Golias não tem o comportamento de onça, precisa ser adaptado, treinado para voltar para a natureza através de uma rede credenciada, ligada ao Ibama e ao ICMBio, para ver se tem chance de ser introduzia à natureza.

Por sugestão da deputada federal Dayany Bittencourt, “Golias” deve ser entregue ao Instituto Onça-Pintada (IOP), localizado em Mineiros, Goiás. O ofício foi encaminhado ao presidente do órgão, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, em fevereiro este ano, propondo a realocação para um centro de referência na reabilitação e conservação de onças-pintadas.

A deputada argumenta que o IOP possui infraestrutura especializada e reconhecimento nacional e internacional no trabalho de conservação e reabilitação de onças-pintadas, o que garantiria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento saudável do filhote. Além disso, a instituição oferece suporte técnico para uma futura reintegração do animal ao seu habitat, caso seja possível

Fonte: Fato Amazônico

    Você viu?

    Ir para o topo