Um filhote de onça-pintada foi visto se alimentando sozinho pela primeira vez no município de Miranda, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O flagrante, feito pelo biólogo e fotógrafo Rafael Del Prete, capturou o momento em que Dakari, um filhote de apenas três meses, experimenta a carne de um tatu-peba, caçado por sua mãe, Surya.
De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Onçafari, que monitora a família de onças, é comum que os filhotes de onça-pintada (Panthera onca) se alimentem exclusivamente de leite materno nos primeiros meses de vida. No entanto, por volta dos três meses, eles começam a incluir carne em sua dieta, um marco no desenvolvimento dos predadores.
O encontro com a dupla ocorreu quando Surya caçou o tatu-peba e, em seguida, chamou Dakari. Curioso, o filhote começou a lamber e brincar com a comida. “O encontro com Dakari durou cerca de 10 minutos. Depois disso, o filhote, com certa dificuldade, arrastou o tatu, quase do seu tamanho, para dentro da mata”, descreveu a equipe da Onçafari em publicação nas redes sociais.
Surya e Dakari
Essa não é a primeira vez que Surya e Dakari são avistados. A família já havia sido observada no dia 7 de outubro, durante um processo de habituação do filhote, conduzido pelos pesquisadores da ONG. Ambos são sobreviventes dos incêndios que devastaram o Pantanal em anos recentes. A toca construída por Surya, estrategicamente localizada, foi poupada pelas chamas, garantindo a segurança dela e de seu filhote.
Fonte: G1