A ONG Mata Ciliar em Jundiaí (SP) recebeu nesta segunda-feira (24) o primeiro de três filhotes de felinos que serão levados à entidade. Juma, uma filhote de onça-pintada, de três meses, veio de Roraima (RO), e será monitorada durante alguns meses. Os biólogos e veterinários da Organização Não Governamental (ONG) vão analisar a alimentação fornecida e a adaptação do animal no espaço.
Outros dois animais, Jaguatira, uma onça-pintada de dois meses, encontrada no Parque do Pará com sinais de desidratação, e Pascoalino, um filhote de jaguatirica, resgatado com traumatismo craniano e lesão nos olhos, virão da região norte do país para receber cuidados e tratamentos na instituição. Eles devem ser recebidos até o fim do mês de junho. Assim que tratados, de acordo com os veterinários, eles devem voltar à mata.
De acordo com a ONG, a filhote Juma se perdeu da mãe na mata. Ela enfrentou sete horas de voo para chegar a Jundiaí. De acordo com os veterinários, Juma já reconheceu o recinto, chamado de “cambiamento”, próprio para adaptação do animal, e está se alimentando.
“O recinto foi ambientado para ela, está com os puleiros fortes para evitar acidentes e vai verificar a alimentação, ver se ela tem algum problema com a alimentação oferecida”, explica a bióloga Bárbara Santos.
A Mata Ciliar é a ONG que trata de outro felino que ficou conhecido na região, o leão Juba, que veio do Ceará (CE), onde sofria maus-tratos em um zoológico. O leão recebeu atendimentos médico e dentário.
Fonte: G1