EnglishEspañolPortuguês

ÓRFÃO

Filhote de onça-parda desnutrido é resgatado após ser encontrado sem a mãe

Moradores de Plácido de Castro, no Acre, estavam cuidando do animal. A ação, embora bem intencionada, não é adequada e, por isso, as autoridades orientam a população a sempre acionar os órgãos ambientais para o resgate de animais silvestres

31 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo/PM-AC

Um filhote de onça-parda foi resgatado no município de Plácido de Castro, no interior do estado do Acre, após ser encontrado sem a mãe. O resgate foi realizado por policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM-AC).

Os agentes estiveram em uma propriedade rural na última segunda-feira (27) após serem acionados para resgatar o filhote. Moradores pediram a ajuda dos policiais e informaram que o filhote apareceu sozinho na região há alguns dias.

Desde a aparição do animal, os moradores começaram a alimentá-lo com leite de vaca, mas estranharam o fato dele estar crescendo rapidamente e, por isso, decidiram acionar as autoridades para descobrir de qual espécie se tratava.

Ao chegar no local, os policiais notaram que o filhote era uma onça-parda e que precisava de cuidados, já que estava sofrendo de desnutrição e desidratação. Órfão, o animal não têm condições de sobreviver por conta própria na natureza, já que é dependente da mãe e, por isso, foi resgatado.

Foto: Arquivo/PM-AC

Após o resgate, o filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na unidade, ele receberá os cuidados necessários até estar apto a retornar ao habitat.

Tenente do Batalhão Ambiental, Randson Oliveira informou ao G1 que os moradores teriam dito aos policiais que “em momento algum avistaram a mãe do animal e que não sabiam exatamente o que era, que pensaram que era um gato do mato e, por isso, estavam alimentando ele”.

“Trouxemos ele para Rio Branco e o veterinário ao analisar notou que o animal estava desidratado e desnutrido”, concluiu o tenente.

Você viu?

Ir para o topo