Um filhote de onça-parda foi resgatado com ferimentos considerados graves de um incêndio em São Joaquim da Barra (SP).
Após o resgate, o animal foi levado ao Zoológico de Guaíra (SP) para receber os primeiros socorros. Segundo a médica veterinária Estefane Siqueira, a onça sofreu cortes profundos e fratura.
“Como nós somos um zoológico e o local mais próximo de atendimento, a Polícia Ambiental nos encaminhou para que pudéssemos dar os primeiros socorros. Já começamos o atendimento, dá para ver uma laceração bem profunda em membro anterior, provavelmente tem uma fratura também. Vamos fazer de tudo para recuperar esse animal”, disse.
Devido aos ferimentos, o felino dificilmente retornará ao ambiente natural, ainda de acordo com Siqueira.
Ele deve ser levado ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Ribeirão Preto (SP) para passar por outros atendimentos e depois retornar ao Zoológico de Guaíra, onde permanecerá em cativeiro.
Desde o dia 24 de agosto, denúncias anônimas levam a polícia a suspeitos de participação na série de incêndios que foram registrados no interior de São Paulo nos últimos dias. De lá pra cá, ao menos dez pessoas foram presas em diferentes regiões do estado.
Calor e risco de novos incêndios
Após uma semana com índice de qualidade do ar “muito ruim” por conta dos incêndios no interior do estado, a região de Ribeirão Preto se prepara para enfrentar uma nova onda de calor. O fenômeno deve atingir, principalmente, a área central do Brasil.
Segundo os meteorologistas, além do aumento de temperaturas, as cidades ainda estão em emergência para risco de incêndios.
A onda de calor deve começar nesta segunda-feira (2) e deve durar até o dia 12 de setembro, mas, ainda segundo os meteorologistas, há chances de que o fenômeno permaneça ativo por mais tempo.
Em algumas cidades, os termômetros podem ultrapassar os 38ºC.
Fonte: G1