Um filhote de onça-pintada foi fotografado com uma lata de cerveja na boca pelo biólogo Gustavo Gaspari no Pantanal do Norte, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, no dia 29 de outubro. O fotografo demonstrou sua frustração com a cena em um post no Instagram.
“Foi triste e vergonhoso ver a presença de lixo dentro de uma unidade de conservação e no local onde há a maior concentração de onças-pintadas no planeta”, disse o biólogo para o portal UOL de notícias.
O pesquisador relatou que viu Kasimir, filhote da onça Patrícia, brincando com a lata de cerveja enquanto ele e outros profissionais acompanhavam a família de longe. Gustavo trabalha como pesquisador da pousada Pantanal Jaguar Camp, em Porto Jofre (Poconé, MT).
A região é frequentada por turistas, pescadores e pesquisadores, os quais podem ser a origem dos resíduos. Gustavo relatou à UOL que tem percebido lixo como latas, garrafas e sacolas espalhado pela margem do rio com muito mais frequência.
“O problema do lixo é referente à falta de educação da população e descaso do governo e de iniciativas privadas, que poderiam investir em educação ambiental e ciência. Sem dúvida ainda existem turistas e pescadores da região que não descartam o lixo da forma correta.” ele acrescenta.
Dificuldades constantes
A região do Pantanal e sua fauna vem sofrendo com incêndios, queimadas e secas cada vez mais frequentes no bioma. Os habitats estão em grande risco “Principalmente por atividades de agropecuária e agricultura.”
“O que será dessas espécies no futuro? Nos incluo nesse conjunto também; como será nosso futuro? Um momento fofo se transformou em uma cena triste” na sua publicação, Gustavo buscou conscientizar os indivíduos a recolherem, separarem e destinarem o lixo em locais adequados.