EnglishEspañolPortuguês

MINAS GERAIS

Filhote de mico é resgatado por bombeiros após incêndio no Parque Estadual do Pau Furado

7 de setembro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Araguari resgatou nessa quinta-feira (5) um filhote de mico durante combate ao incêndio no Parque Estadual do Pau Furado. Segundo a corporação, o animal foi encontrado assustado e desorientado. O filhote foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Foi montado um hospital veterinário de campanha na base de trabalho dos brigadistas, na Tenda dos Morenos, pela UFU. No local, animais afetados receberão primeiros socorros por veterinários e, depois, encaminhados para o Hospital Veterinário, em Uberlândia.

Os funcionários da UFU, além de equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários de organizações não governamentais da região se uniram para identificar e capturar animais em situação de risco e feridos.

O combate ao fogo no local entrou no terceiro dia nessa sexta-feira (6). De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pelo parque, cerca de 80 pessoas atuam contra o incêndio, dentre eles militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, brigadistas e funcionários da unidade de conservação e do IEF.

Até quinta-feira (5), as equipes tinham o apoio de 11 veículos 4×4, cinco caminhões-pipa, três tratores, uma motoniveladora e duas pás-carregadeiras.

Na segunda (9), equipes estiveram na região para evitar que o fogo, que já queimava desde o fim de semana, atingisse a região protegida, mas não foi possível impedir que o incêndio se prolongasse para a área de preservação.

Ao todo, Uberlândia está há 172 dias sem o registro de chuvas significativas.

Flora e fauna em risco

O parque tem área de 2.185 hectares e está localizado nos municípios de Araguari e Uberlândia. Ainda de acordo com o IEF, a vegetação original da área está representada por flora típica do cerrado. No local, estão árvores emergentes, que chegam a 30 metros de altura.

Na fauna, por sua vez, espécies ameaçadas de extinção estão entre os habitantes, como a onça-parda, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro e aves como a arara-canindé e a águia-cinzenta.

Ainda não há estimativa de quantos hectares da área foram queimados e quantos animais e plantas foram afetados.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Uberlândia informou, por meio de nota, que acompanha e atua em todas as ocorrências de incêndio na cidade.

“Foram destacados todos os órgãos competentes do Município para auxiliar o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais no combate aos incêndios. Em todos os casos ocorridos nos últimos dias, equipes e equipamentos da Defesa Civil, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deram suporte completo aos trabalhos com a utilização de caminhões pipas, hidrojateamento, pá carregadeiras, entre outros.

Além disso, diante das consequências na qualidade do ar, permanece a ordem para que, em caso de necessidade, a unidades de saúde do município aumentem as escalas de profissionais em atendimento à população.

Esclarece também que, na zona urbana, os trabalhos de fiscalização administrativa contra incêndios ficam a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e, na zona rural, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Já na parte criminal, tanto na zona rural quanto na zona urbana, a responsabilidade ostensiva é da Polícia Militar de Meio Ambiente, que, em casos de flagrante, deve ser acionado pelo 193.”

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo