EnglishEspañolPortuguês

Filhote de lobo-guará rejeitado é adotado por cadela, em Nova Odessa (SP)

28 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No início de junho, o Parque Ecológico Isidoro Bordon de Nova Odessa (SP), ganhou um novo integrante. Quatro filhotes de lobo-guará, espécie seriamente ameaçada de extinção, nasceram, mas apenas um sobreviveu e foi “adotado” por uma cadela da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa).

O filhote foi retirado do recinto, pois corria risco de ser comido pela própria mãe. De acordo com a bióloga Daniela Favaro, há três anos consecutivos ocorre cria deste casal de lobos, porém, por estresse e consequentemente proteção à cria, a mãe acaba comendo os filhotes.

A veterinária Paula Faciulli explica que a reprodução em cativeiro é um processo que requer muito cuidado e, por isso, para garantir que o filhote possa ter melhores condições de sobreviver, foi retirado da mãe e é alimentado a cada duas horas.

A equipe conseguiu, com a ajuda da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa, uma cadela para se tornar a mãe “adotiva” do filhote e amamentá-lo nos primeiros dias de vida. “O leite da mãe sempre é o melhor para o filhote em qualquer espécie. Além de proteger de doenças, evita infecções e alergias. Como complemento da alimentação, os técnicos intercalam as mamadas com um leite artificial especifico”, frisou Paula.

“Este é o real papel de um parque ou zoológico, que não deve expor os animais como numa vitrine, mas sim trabalhar para a conservação de todos animais e, principalmente, oferecer condições para a reprodução e preservação de espécies ameaçadas de extinção”, explicou Daniela.

Fonte: O Serrano

Você viu?

Ir para o topo