EnglishEspañolPortuguês

Filhote de golfinho ferido é resgatado em Búzios

14 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
| Golfinho é resgatado em Búzios. Foto de divulgação/ Sérgio Quissak |

Um filhote de golfinho, de aproximadamente 30 dias, foi resgatado por pescadores em Búzios, no Rio Grande do Norte, no início da tarde desta terça-feira, na Praia de Manguinhos. Segundo os biólogos que participaram do salvamento, possivelmente o filhote se perdeu da mãe e acabou enroscado em rede de pesca. Apesar da pequena cicatriz, o golfinho apresentava boa saúde. Ele foi levado para a Fiocruz, no Rio.

O aparecimento de centenas de pinguins e tartarugas nas praias da Região dos Lagos nos últimos dias se transformou num grave problema ambiental. Não há mais espaço para abrigar os animais marinhos que estão sendo resgatados nas praias de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

Na Praia do Peró, em Cabo Frio, donos de quiosques recolheram e enterraram dez pinguins encontrados mortos na areia. Segundo o biólogo Hélio Seco, na semana passada foram resgatados 80 pinguins vivos e, nesta terça-feira, 26, sem contar os animais que chegam mortos nas praias.

As praias estão sendo monitoradas todos os dias por biólogos do projeto de recolhimento de animais da fauna marinha brasileira. O trabalho, patrocinado pela Petrobras, é feito por biólogos da Fiocruz. O aparecimento de pinguins na Região dos Lagos é comum nesta época do ano. Eles são trazidos pelas correntes marinhas procedentes das Ilhas Malvinas, na Argentina.

Para amenizar o problema, as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio convocaram uma reunião para quinta-feira, no Píer dos Transatlânticos, para criação do Centro de Recuperação de Espécies Marinhas, que vai funcionar em dependências da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos). O espaço para recuperação dos animais será semelhante aos existentes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo