Um filhote de golfinho foi resgatado após ter ficado encalhado na areia, na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC), no último domingo (24).
O que aconteceu
Conhecido como toninha (Pontoporia blainvillei), o filhote macho foi resgatado pela Associação R3 Animal. O registro foi realizado durante monitoramento regular da praia pela equipe do Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos.
Enquanto aguardava reforço para o resgate, a equipe manteve o animal hidratado, envolto em toalha e acomodado em uma piscina improvisada na areia com água do mar. Em seguida, o pequeno golfinho foi encaminhado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos para receber tratamento veterinário.
Pesando 5,4 kg e medindo 78 cm, o filhote foi transferido para uma piscina de água salgada, preparada na sala de internação da associação. O filhote está sendo monitorado 24 horas por dia por uma equipe formada por médicos veterinários, biólogos, tratadores e outros profissionais.
A associação afirma que os filhotes de toninhas são “sensíveis e suscetíveis ao estresse”. “Por isso é essencial que os cuidados ocorram em ambientes silenciosos e com baixa luminosidade”.
A reabilitação segue o protocolo da Aliança Internacional para Conservação das Toninhas. Junto a outras organizações, a aliança desenvolve estratégias para aprimorar os esforços de reabilitação de toninhas, principalmente filhotes.
A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada do Brasil, segundo lista nacional do ICMBio. O animal habita águas costeiras e rasas do Brasil, Uruguai e Argentina, sendo frequentemente exposta a ameaças antrópicas como a captura incidental por redes de pesca.
Fonte: UOL