O gatinho que precisou de respiração boca a boca e massagem cardíaca, no último domingo (26), em Santa Maria, no Distrito Federal, foi adotado pelo dono da casa onde foi resgatado. Batizado de Neco, ele já está com a família.
O filhote foi encontrado na tubulação de águas pluviais de uma casa, e entrou em parada cardiorrespiratória. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi chamado e conseguiu reverter a situação, com uma manobra de salvamento que incluiu massagem cardíaca e respiração “boca a boca”.
As imagens mostram o animal cercado pela equipe, enquanto um militar faz massagem cardíaca no filhote. Depois, o bombeiro parte para a respiração “boca a boca”, e é possível ver o filhote se movimentando aos poucos.
“Já reagiu. Oh, movimentação abdominal, eu vi. Voltou, voltou”, diz um dos bombeiros comemorando a reação do filhote.
O resgate
Um dos militares contou que sabia exatamente o que fazer para salvar o animal. O aspirante a oficial José Flávio disse que, anos atrás, quando tinha um gatinho, pesquisou tudo sobre felinos, e estudou sobre como salvá-los.
“A gente tenta voltar os batimentos. A gente tenta continuar a circulação, alternando com ventilações. Então, basicamente, o princípio é o mesmo que nós aprendemos pra humanos”, explica o militar.
Os bombeiros tiraram Neco de um cano de água pluvial, que passava dentro de uma coluna de concreto. O local dificultou o resgate.
“A tubulação estava um pouco alagada também, porque no dia anterior tinha chovido bastante. Ele deve ter ingerido um pouco de água. Nossa guarnição levou um cabo pra passar fiação elétrica em tubos, e esse cabo ajudou a mostrar um pouco para o gatinho, que ainda estava miando, o caminho de saída”, conta José Flávio.
Quando tiraram o filhote do cano, os bombeiros perceberam que ele não estava reagindo. Por isso, os militares começaram a massagem cardíaca e a respiração boca a boca, até que ele reagisse.
Fonte: G1