EnglishEspañolPortuguês

POLUIÇÃO

Filhote de foca é resgatado com corda enrolada no pescoço

A foca ficou com uma grave lesão, mas passa bem

26 de fevereiro de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sophie Phillips

Uma foca filhote encontrada arrastando mais de dois metros de corda em volta do pescoço foi resgatada. A British Divers Marine Life Rescue (BDMLR) resgatou a foca cinza de quatro meses.

Apesar de uma grave lesão no pescoço, ela agora está se recuperando e foi transferida para um centro de reabilitação de longo prazo da RSPCA.

Os médicos disseram que o resgate foi possível em parte pela “ação rápida” de moradores locais que relataram que o filhote estava em perigo.

“O filhote rapidamente se transformou de exausto e mole durante o resgate para um animal muito mais alerta, agora com uma boa chance de sobrevivência, recuperando-se de ferimentos terríveis. Uma vez estável, ele será transferido para um centro de reabilitação”, afirmaram. A foca é um animal ‘conhecido’, tendo sido relatada anteriormente à BDMLR pelo Yorkshire Wildlife Trust algumas semanas antes, carregando o emaranhado entre a colônia de focas, onde os resgates são extremamente difíceis.”

O filhote, que foi batizado de Callum Cooper em memória de um adolescente local, agora está tomando medicamentos para uma infecção causada pelo trauma.

“Pode parecer que estamos postando deliberadamente sobre emaranhados, mas não é o caso. Acontece que fomos chamados para muitos casos de emaranhados recentemente. Felizmente, a maioria deles teve um final feliz”, disse a BDMLR em uma postagem nas redes sociais.

Foto: BDMLR

Esse caso é um triste exemplo das consequências do descarte inadequado de objetos na natureza por parte dos humanos. Materiais como cordas, redes de pesca, plásticos e outros resíduos são frequentemente abandonados em ambientes marinhos, representando uma grave ameaça à vida selvagem.

Animais como focas, tartarugas e aves marinhas podem ficar presos nesses detritos, sofrendo ferimentos graves, infecções e, em muitos casos, morte. Esse tipo de incidente poderia ser evitado com práticas mais responsáveis de descarte e um maior cuidado com o meio ambiente.

Além do impacto direto sobre os animais, o descarte inadequado de lixo nos oceanos e áreas costeiras contribui para a degradação dos ecossistemas marinhos, afetando a biodiversidade e o equilíbrio ambiental. A corda que quase custou a vida do filhote de foca é um alerta para a necessidade de conscientização e ação coletiva.

Pequenas mudanças, como descartar resíduos corretamente, participar de mutirões de limpeza e reduzir o uso de materiais descartáveis, podem fazer uma grande diferença.

    Você viu?

    Ir para o topo