Um filhote de capivara foi solto nesse domingo (16), após ficar mais de duas semanas com uma fita plástica presa ao corpo em Jaú (SP).
De acordo com a Defesa Civil do município, o filhote de capivara era visto nas margens do Lago do Silvério com um fitilho de plástico na região desde fevereiro. A fita é normalmente utilizada para fechar caixas de papelão e encomendas e estava causando ferimentos no animal.
Muitas tentativas foram feitas para tentar a capturar o filhote e retirar o objeto, e a Defesa Civil buscou uma estrutura do ‘Projeto Capa’, que resgata capivaras do Rio Tietê e Rio Pinheiros, e a trouxeram para Jaú (SP) nesta quinta-feira (13) para auxiliar na missão.
Vieram ainda mais profissionais, como veterinários e membros dos projetos, para auxiliarem na captura pois, segundo a corporação, era preciso que o animal estivesse tranquilo e sem estresse.
Após três dias, foi possível resgatar a capivara e retirar o objeto que estava preso no corpo. O animal passou por uma recuperação de 12h e já está de volta com sua família no habitat natural.
Durante toda essa mobilização para capturar o filhote, ele recebeu o nome de “Ludmilla”, mas ao passar pelo atendimento veterinário foi descoberto que se tratava de um macho, então o nome foi alterado para “Ludmillo”.
Fonte: G1