EnglishEspañolPortuguês

DESORIENTADO

Filhote de cachorro-do-mato é resgatado na rua após queda de barranco em Itajaí (SC)

25 de setembro de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Polícia Militar/Divulgação

Um filhote de cachorro-do-mato foi resgatado na rua após cair de um barranco em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Até esta terça-feira (24), o mamífero passava por exames no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetas), em Florianópolis.

O resgate foi feito pela Polícia Militar Ambiental de Balneário Camboriú, cidade vizinha a Itajaí. Uma moradora chamou os policiais e disse que o filhote ficou desorientado após cair de um barranco.

Chegando ao local, os agentes encontraram o animal, da espécie Cerdocyon thous e o levou ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú, para receber os primeiros cuidados veterinários. Depois, foi encaminhado ao Cetas, onde permanece desde quinta (19).

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que administra o local, foram feitos alguns exames, pois havia um sinal neurológico, comum em animais silvestres que dão entrada por trauma, como em quedas e atropelamentos. Os veterinários aguardam o resultados das análises.

Entenda mais sobre o cachorro-do-mato

Este mamífero é parente do cão doméstico. As duas espécies são da família dos canídeos.

“É uma espécie bem comum, tanto em ambiente rural quanto, às vezes, até em ambiente urbano. Um animal que é chamado de onívoro, ele come tanto frutas como também outros animais pequenos, por exemplo insetos. Pode se alimentar de pequenos anfíbios, de tudo um pouco”, resumiu o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Segundo ele, o animal pode andar sozinho ou em pares. Geralmente sai no período da noite. “Eventualmente, ele também pode sair para procurar comida durante o dia”.

O que fazer se encontrar um animal silvestre ferido?

O IMA divulgou orientações sobre como proceder se você encontrar um animal silvestre ferido:

– chame a Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão;
– se o animal for peçonhento, chame o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo