EnglishEspañolPortuguês

Filhote de baleia Jubarte morre após encalhar na praia de Itaparica em Vila Velha

21 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Nestor Müller/A Gazeta
Foto: Nestor Müller/A Gazeta

Um filhote de baleia Jubarte encalhou na madrugada desta terça-feira (21), na praia de Itaparica, em Vila Velha. O filhote chegou vivo à praia por volta de 4h30 – segundo pescadores da região, mas morreu. Eles afirmaram que a baleia se debatia na areia, tentando voltar para o mar. O filhote tem 4,2m de comprimento, pesa cerca de duas toneladas e pode ter até um ano de idade.

Os pescadores disseram ainda que a maré estava cheia quando o filhote foi encontrado, o que poderia ter trazido a baleia para a costa. O animal estava fraco e não pode ser salvo, apesar de os pescadores terem tentado levá-la para o mar novamente.

A baleia encalhada atraiu a atenção de moradores que passavam pela orla na manhã desta terça. Muitas pessoas pararam para observar de perto o animal.

O filhote de baleia foi retirado da praia por volta de 11h, já que a multidão estava atrapalhando os trabalhos da equipe do Instituto Orca, que analisam o animal. O filhote foi retirado com o auxílio de uma retroescavadeira e levado para uma região mais isolada da praia de Itaparica para que a necrópsia seja feita.

O diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, aponta alguns motivos que teriam levado o animal à praia. “A gente pode pensar em separação da mãe. Ou a mãe não foi cuidadosa o suficiente e ele se afastou ou ele pode ter sido impactado por uma atividade de ruído excessivo. Pode ter sido também um acidente com rede de pesca. De causa natural não é tão frequente com filhote, mas vamos analisar melhor durante a necropsia”, diz.

Essa é a terceira vez que um filhote de baleia Jubarte é encontrado encalhado em praias capixabas, mas a primeira vez neste região. As outras ocasiões aconteceram nas praias da região norte do Espírito Santo.
Fonte: Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo