Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, nessa segunda-feira (2). As imagens mostram o animal, que estava próximo da faixa de areia, sendo devolvido ao mar.
O mamífero encalhou na Praia de Balneário Araçá. O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) informou à equipe de reportagem que foi acionado e constatou que a baleia estava viva e era um filhote de aproximadamente 4 metros.
Conforme divulgado pela instituição nas redes sociais, os veterinários do IPeC prestaram os primeiros atendimentos no animal, enquanto estava encalhado. Em seguida, os profissionais a empurraram em direção à água e a devolveram ao mar.
O biólogo marinho Alex Ribeiro explicou que o período é conhecido pelo aumento de ocorrências com baleias. “Pode ter se perdido do grupo ou teve interação negativa com material de pesca”, explicou o especialista.
O trabalho do IPeC acontece por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Em caso de encalhes de animais marinhos, a população pode acionar o instituto pelos telefones: (13) 3851-1779 ou 08006423341.
Fonte: G1