Um filhote de baleia-jubarte morreu encalhado na Praia do Canto, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, nesta quinta-feira (14). O recém-nascido ainda estava com o cordão umbilical e perfurações pelo corpo.
No mesmo dia, o local foi isolado pela Secretaria de Meio Ambiente do município. Especialistas do Instituto BW, ONG que realiza trabalho com mamíferos marinhos, estiveram na praia e informaram que a carcaça do filhote é de um macho, com 4,5 metros e pouco mais de uma tonelada.
Apenas o exame da necropsia vai informar a causa da morte do animal. O resultado sai no período de um mês.
O filhote tinha marcas de, pelo menos, seis perfurações, o que chamou a atenção dos banhistas. Eles ainda especulam que a baleia pode ter sido ferida por alguma embarcação ou até mesmo ter sido caçada.
Na manhã desta sexta-feira, o Instituto BW junto com o grupo de estudos de mamíferos marinhos da Região dos Lagos realizou uma necropsia mais detalhada na carcaça do filhote.
Não é comum o filhote nadar sem as mães, o que leva a suspeita dele ter se perdido ou, até mesmo, da mãe ter ficado presa em uma rede de pesca.