Uma família se envolveu em uma inesperada missão de resgate ao salvar um filhote de ave ao envolvê-lo em uma tortilha quente, um pão folha confeccionado a partir de farinha de milho ou de trigo, recebendo elogios por suas ações rápidas e compassivas.
Em uma postagem viral no Facebook o centro de reabilitação de vida selvagem Wild West Wildlife localizado no Texas, Estados Unidos, relatou como seus funcionários souberam do caso ao receber uma ligação da família Adlong, que resgatou a coruja.
Os Adlongs disseram que haviam encontrado o que parecia ser uma coruja-das-torres órfã. Um funcionário do centro de reabilitação perguntou se eles haviam colocado a ave em uma caixa, o que o manteria segura, aquecida e impediria que se machucasse ainda mais.
No entanto, a família Adlong não tinha uma caixa, então utilizaram a criatividade. “Envolvi a pequena ave na tortilha quente e o enrolei”, disse um membro da família, Katie Adlong, em entrevista ao The Guardian. “Era tudo o que eu tinha.”
Um funcionário do Wild West Wildlife soube da criatividade dos Adlongs quando chegou ao endereço da família para verificar a ave. O centro identificou que se tratava na verdade um gavião-do-Mississipi, um pássaro parecido com um falcão, e estava bem seguro na tortilha quente.
Katie Adlong, de 36 anos, disse que avistou o gavião-do-Mississipi sozinho no chão enquanto sua família fazia uma confraternização em casa. Ela usou a churrasqueira para aquecer a tortilha que envolveu ele porque estava preocupada que o filhote estivesse ficando frio.
“Sem dúvida, foi um método inventivo para manter o filhote aquecido”, disse o centro de reabilitação de animais em seu post no Facebook. “E, surpreendentemente, foi eficaz.”
O funcionário do Wild West Wildlife levou o filhote de volta para a instalação de reabilitação animal. Lá, ele recebeu o nome de Taquito, que significa “pequeno taco” em espanhol, fazendo referência ao alimento feito com tortilhas.
Foi anunciado também que a recuperação do filhote está indo bem. “É comovente e emocionante. Tudo o que queríamos era salvar este bebê e garantir que ele tivesse uma vida longa e saudável”, disse Katie após descobrir que o pequeno gavião passa bem.
Os gaviões-do-Mississipi são encontrados em todo os Estados Unidos e vivem em habitats como campos, prados, pastagens, florestas, bosques e lagos, de acordo com a Audubon. Eles normalmente comem grandes insetos e pequenos roedores.