Há 7 meses, ambientalistas preparam um filhote de onça-pintada – nascido em cativeiro – para viver na natureza. Ele aprendeu a caçar, se proteger sozinho e logo estará livre. Apoena é filho da onça que teve as patas queimadas por incêndios no Pantanal, em 2020.
Agora, com sete meses de vida, ele ganhou uma casa nova, junto com a mãe, a Amanaci. O local de 500 m² é cinco vezes maior que o lugar onde eles estavam.
“Até agora, durante sete meses, o comportamento dele é positivo. É o que a gente espera: um animal que ficou isolado, que está extremamente bravo, tem que estar se afastando do ser humano”, explica Daniela Gianni, coordenadora de projetos do Insituto Nex.
O filhote, nascido em cativeiro, está sendo treinado e será solto no lugar onde os pais viviam, o Pantanal. Mas para tudo dar certo, a equipe de tratadores precisa ficar cada vez mais distante.
Ele deve ficar três meses no novo recinto com a mãe. Depois, vão se separar e o Apoena vai para um outro cativeiro, que fica no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Lá será a última etapa de preparação para ele finalmente viver livre na natureza.
Fonte: G1